APRESENTAÇÃO DA VIDA E OBRA DE HELENA DE ASSIS SUZART - PATRONO DA CADEIRA NUMERO 9, PELA ACADÊMICA CÉLIA CHRISTINA SILVA CARVALHO



A Feira viveu eloqüente momento acadêmico na manhã de 27 de maio de 2011.

A Academia de Educação de Educação de Feira de Santana apresentou, em solene sessão pública presidida pela Professora Anaci Bispo Paim: VIDA E OBRA DE HELENA DE ASSIS SUZARTE, PATRONO da CADEIRA Nº 9, ocupada pela Acadêmica Célia Christina Silva Carvalho.

Com emocionante brilhantismo, Célia Christina demonstrou que Academia é local em que os tempos são lembrados, celebram-se as notoriedades, registrando as histórias, a fim de somarem e fortalecerem as experiências.

É onde se imortaliza a contribuição dos Patronos no âmbito da educação, como reflexão dessa influência no cenário educacional do país, cumprindo o propósito assumido pela ACEFS.

É onde as emoções e as gerações se encontram revelando até que ponto o amor pode ir e até o quanto a educação é obra do amor.

Em atraente didática, a acadêmica Célia apresentou a Biografa de Helena: UMA VIDA DE DICADA À EDUCAÇÃO destacando em tópicos e momentos:

  Formação e Trajetória Docente
  Fazendo a Diferença no Mundo, na Educação e no Ensino da Língua Portuguesa
  Todo o "Bem" muito além da Sala de Aula
  Um Brave Momento Político
  Honrarias e Homenagens
  Uma Partida Bastante Sentida... Uma Ausência Sempre Lembrada

O cenário se enriqueceu com variadas fotos da insigne mestra em slides, com preciosos depoimentos de alunos e admiradores, muitos deles, assim como familiares tantos, estiveram presentes à sessão pública. A fala de Célia Christina foi harmoniosamente entremeada com música, canto e poesia, delicadas contribuições de Carla e Marcel, filhos da Acadêmica Profª. Valdenita Suely Torres e Torres, que também colaborou, declamando, comovidamente, a saudação da Profª. Edwviges Falcão no falecimento da homenageada Helena Assis.

Sem conseguir silenciar a emoção, a também Acadêmica Profª. Elza Santos Silva dedicou um poema de gratidão e amor à Profª. Helena em nome de todos os demais privilegiados em tê-la tido como MESTRA e AMIGA.

Para encantamento final, Célia Christina coroou a homenagem, cantando a canção "AMANHÃ", expressando louvor, otimismo e fervorosa fé na Educação, como obra de AMOR!

A família da Profa. Helena Assis foi representada pelo seu sobrinho o Sr. Luiz Fernando Assis, acompanhado de outros familiares.

Ao encerrar a sessão, a Presidente da Academia de Educação, Profa. Anaci Paim, fez valiosa apreciação do evento, tecendo alguns comentários sobre a biografia da homenageada, reportanto-se a textos das canções que foram entoadas, à exemplo de "Pra não dizer que não falei das flores" de Geraldo Vandré, lembrando o verso que diz "somos todos iguais, braços dados ou não" e afirmando que só a educação possibilita essa igualdade.

Disse ainda que nos versos de Vandré "aprendendo e ensinando uma nova lição", encontra-se a afirmativa de que somos todos aprendentes e ensinantes e que a nossa marca jamais será esquecida por aqueles que nos precederão.

Relembrou os eventos da Academia de Educação previstos para este ano, dentre eles a apresentação da Vida e Obra de Gastão Guimarães, pelo Acadêmico José Raimundo Azevedo, no próximo mês de julho, quando então serão concluidas as apresentações da biografia dos onze patronos que compõem as cadeiras dos acadêmicos fundadores. Na oportunidade, a Presidente destacou a importância dessas apresentações e o objetivo que visa fortalecer a identidade cultural do nosso povo, valorizar a nossa cultura e oportunizar aos jovens o melhor conhecimento da nossa realidade.

Para visualizar fotos do evento clique aqui.



  ACADEMIA DE EDUCAÇÃO DE FEIRA DE SANTANA - Direitos Reservados © 2008-2010
Rua Itacarambi, s/nº - Muchila I - 44080-360 - Feira de Santana, Bahia
E-mail: contato@academiadeeducacao.org.br
Desenvolvido por IDEIA.COM.BR