SESSÃO DE APRESENTAÇÃO DA VIDA E OBRA DE EDELVIRA OLIVEIRA

No dia 23 julho, terça-feira, no Auditório da Associação Comercial e Empresarial de Feira de Santana, aconteceu mais uma sessão Pública da Academia de Educação de Feira de Santana. Desta vez, a acadêmica Ana Angélica Matos Rocha Gonçalves apresentou a vida e a obra da Patrona da Cadeira número 12, a Professora Edelvira Oliveira.

Dentre as ilustres presenças, o Padre Pedro Junior, representando o Arcebispo Metropolitano, representante da Secretaria Municipal de Educação, a Diretora do Colégio Estadual Edelvira Oliveira, acompanhada de outros docentes e um grupo de alunos e membros da família da homenageada: os filhos, Ana Maria, Ângela, Maria José e Gustavo, dois sobrinhos, Maria Cristina Menezes e Evandro Oliveira, além dos acadêmicos e muitos outros convidados que prestigiaram o evento.

Magnânima foi a apresentação feita pela Profa. Ana Angélica Gonçalves quando descreveu a trajetória da vida da educadora.

Professora "Catuca", como era conhecida, dirigiu a Escola João Florêncio, foi Delegada Escolar e Diretora do Colégio Santanópolis, sendo reconhecida pelas gerações feirense, como uma das mais competentes conhecedoras da língua portuguesa. Em sala de aula era respeitada por sua austeridade e domínio de classe. Não permitia a seus alunos o "falar vulgar" , o uso de gírias e modismos da época. Era oradora oficial em formaturas, e eventos cívicos e sociais da cidade, além de colaborar com Jornais da cidade escrevendo artigos e editoriais.

Era irmã dos grandes educadores feirenses: Dr. Áureo de Oliveira Filho e Hermengarda Oliveira, com os quais ajudou a fundar o Colégio Santanópolis, primeiro estabelecimento de ensino de Nível Médio do interior do Estado e um dos mais conceituados do Estado da Bahia.

A Profa. Ana Angélica arrancou aplausos ao citar uma crônica da Professora Edelvira, denominada EXORTAÇÃO, na qual ela se refere à juventude e que, apesar de escrita em 1944, apresenta-se atualizada, inclusive para o momento que estamos vivendo no Brasil. Trechos como: "Levanta-te, Juventude, e faze alguma coisa digna e útil, tendo em mente não somente a ti, mas o bem geral que possa o teu ato produzir".

Mais adiante, ela escreve: "O Brasil do Futuro está confiado a ti, mocidade brasileira, sonhadora e abençoada. Levanta-te, pois, e, enaltecida pelo civismo, cumpre a tua missão!" ... "Levanta-te e luta, até que seja restabelecido o direito dos povos e a liberdade das nações".

Foi um momento rico e emocionante, principalmente pelo fato de encontrar-se presente três filhos da homenageada. E para concluir o seu trabalho, a Profa. Ana Angélica deixou para reflexão o seguinte trecho extraído do livro A educação pelo exemplo, de Fátima Farias: "O exemplo ainda continua sendo o melhor e mais eficaz método de educação. Sejamos, assim, cartas vivas de lições nobres para serem lidas e copiadas pelos que convivem conosco. Em tempos de desafios e lutas, quando a ética e a moral são mais importantes que nunca, assegure-se de ter deixado um bom exemplo para aqueles com quem você trabalha ou convive".

Encerrada a apresentação, aconteceu o lançamento da Revista número 1 da Academia, tendo a Presidente, Profa. Anaci Paim, feito a apresentação da mesma, que contém a história da criação da Academia, seus atos constitutivos, além da biografia dos Patronos e Acadêmicos fundadores.

Em sua fala, a Profa. Anaci enfatizou alguns dos eventos que são oferecidos pela Academia, além das sessões Públicas para apresentação da biografia dos Patronos, destacando: o Seminário sobre a Qualidade da Educação Básica, que acontece todo ano no dia do Professor e o Prêmio Educador do Ano, cujo Edital já se encontra aberto para este ano. E concluiu dizendo que "valorizar e reconhecer a importância dos cidadãos que construíram a nossa história é uma forma de fortalecer a identidade cultural de um povo".

Clique aqui e veja algumas imagens...












  ACADEMIA DE EDUCAÇÃO DE FEIRA DE SANTANA - Direitos Reservados © 2013
Rua Itacarambi, s/nº - Muchila I - 44080-360 - Feira de Santana, Bahia
E-mail: contato@academiadeeducacao.org.br
Desenvolvido por IDEIA.COM.BR