APRESENTAÇÃO DA VIDA E OBRA DO MONSENHOR MÁRIO PESSOA, PATRONO DA CADEIRA NUMERO 18, PELA ACADÊMICA VALDENITA SUELY TORRES E TORRES.



No dia 08 de setembro de 2011, às dezesseis horas, no auditório do Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães, a Academia de Educação de Feira de Santana realizou a sua ultima sessão pública do ano, quando a acadêmica Valdenita Suely Torres e Torres apresentou a vida e a obra do Patrono da Cadeira nº 18, Monsenhor Mário Pessoa.

Aliado ao dom artístico da acadêmica apresentadora, seus filhos Marcel e Carla Torres, em voz e violão, complementaram a beleza do evento, entoando canções que expressavam Educação, à exemplo de Força Estranha (composição de Caetano Veloso) e Malabarista (composição do próprio Marcel Torres).

Em sua explanação, a Acadêmica Valdenita Suely disse: "não vamos falar de uma pessoa simples, mas de um santo, uma pessoa preparada para o sacerdócio e para a missão também elevada da educação". E frisou que magistério é sacerdócio, referindo-se ao grandioso trabalho desenvolvido pelo Monsenhor Mário Pessoa em Feira de Santana, no campo da educação, onde criou caminhos e edificou obras deixando marcas indeléveis, à exemplo do Asilo Nossa Senhora de Lourdes, da Capela e do Colégio Padre Ovídio, além de várias outras Instituições como a antiga Escola Normal de Feira de Santana, da qual foi um dos fundadores, ocupando ali a cátedra de Francês.

Magnânima foi a apresentação feita pela ex-aluna do Monsenhor Mário, a acadêmica Elza Santos Silva quando, em sábias palavras proferidas em rimas, descreveu a grandiosidade da vida do educador. "...sacerdote ao ensinar, contrito, com devoção, sempre sábio conselheiro um amigo verdadeiro..." "...ensinava com amor, mas com zelo apurado, terça-feira o ditado, quarta e quinta a gramática, sexta dia de leitura, estimulando a cultura...".

Uma outra homenagem foi prestada por um grupo de alunas da Escola Estadual Monsenhor Mário Pessoa, conduzidas pela Diretora, Profa. Romilda Barbosa da Silva Damiane.

A acadêmica Valdenita Suely encerrou sua exposição recitando calorosamente o Poema da Educação, de sua autoria.

A Presidente da Academia, Profa. Anaci Paim, conclamou a todos para os eventos que ainda acontecerão este ano, citando o IV Seminário Nacional de Educação, no dia 17 de outubro, quando, além de homenagear o Professor pelo seu dia, será discutido o tema GESTÃO PEDAGÓGICA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA.

Também referiu-se ao prêmio Educador do Ano, cujo Edital já foi publicado, com inscrições no período de 15 de agosto a 30 de outubro, estimulando os presentes a apresentarem candidatos ou a se candidatarem ao Prêmio.

Ao encerrar, parabenizou a Acadêmica Valdenita Suely pela belíssima apresentação, uma abordagem com aspectos de otimismo, de fé e de esperança, voltando a enfatizar a importância desta atividade que vem sendo desenvolvida pela Academia desde 2008. Citou as doze apresentações de vida e obra de patronos já realizadas, dizendo que é uma forma de relembrar os feitos daqueles que deixaram sua marca em nossa cidade, em nosso estado, em nosso país.

Para visualizar fotos do evento clique aqui.



  ACADEMIA DE EDUCAÇÃO DE FEIRA DE SANTANA - Direitos Reservados © 2008-2010
Rua Itacarambi, s/nº - Muchila I - 44080-360 - Feira de Santana, Bahia
E-mail: contato@academiadeeducacao.org.br
Desenvolvido por IDEIA.COM.BR