III SEMINÁRIO SOBRE VIOLÊNCIA NA ESCOLA


Data: 16 de agosto de 2016.
Local: Teatro Ângela Oliveira - Centro de Cultura Maestro Miro

A Academia de Educação de Feira de Santana realizou na manhã do dia 16 de agosto, o III Seminário sobre violência na Escola, com o tema VIOLÊNCIA NA ESCOLA PÚBLICA: REALIDADE E PROPOSIÇÕES, com a participação do Núcleo Regional de Educação NRE-19, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Secretaria de Prevenção a Violência, através da Guarda Municipal e Policia Militar.

O Seminário aconteceu no teatro do Centro de Cultura Maestro Miro, e contou com 80 participantes, destacando gestores e coordenadores escolares, professores das redes estadual e municipal, estudantes de Faculdades, policiais militares e prepostos da guarda municipal, além de interessados no tema.

Os trabalhos foram iniciados com uma abordagem feita pela Presidente da Academia Profa. Anaci Paim, que apresentou a evolução do tema desde 1970, quando no Brasil começou a gerar preocupação, até os dias atuais, citando as interferências negativas e positivas e o mapa da violência com dados de 2015. Destacou que um jovem de 21 anos, com menos de 7 anos de estudo, tem quase 17 vezes mais chances de ter uma morte violenta do que aquele que chega ao nível superior.

Outros quatro expositores, representantes dos órgãos acima citados, apresentaram cases com abordagens atuais sobre os projetos que vêm sendo desenvolvidos no combate à violência, todos eles com informações importantes e dados significativos acerca do tema.

A Profa. Simone Barbosa de Santana Silva, Coordenadora Administrativa do NRE-19, destacou as atividades relativas ao Núcleo Regional de Educação, no que se refere às unidades da rede Estadual, apontando os principais problemas e as proposições para solucioná-los.

A Profa. Ana Claudia Bastos Silva, gestora de Unidade escolar da rede Municipal, apresentou o projeto que vem sendo desenvolvido na Escola Municipal Célida Soares, citando as parcerias que são primordiais para o êxito que vem sendo alcançado no combate a violência. Essa apresentação veio atender uma das propostas do Seminário de 2015, quando ficou sugerido abordar um case de sucesso em unidade Escolar. O maior destaque da sua exposição foi a constatação do quanto o envolvimento da família e da comunidade com a escola, e vice-versa, cria um ambiente de confiança e de perspectivas melhores não só para os alunos, mas para toda comunidade.

A sub-comandante da Guarda Municipal Cristina Renata Lima fez abordagem no que se refere ao trabalho daquele órgão junto às unidades escolares visando coibir a violência. Além da ronda escolar, são realizadas palestras com o objetivo de orientar a comunidade escolar sobre o tema violência. A exposição da subcomandante, com destacada participação em seminários anteriores, apresentou dados estatísticos comparativos dos anos de 2015 e 2016 até o mês de junho que evidenciam uma queda no número de ocorrências da violência na área de atuação da Guarda Municipal. Este importante registro foi o resultado de um compromisso da Instituição de quantificar a sua ação, assumido no Seminário de 2015.

A Profa. Ana Clara Costa Nunes, Coordenadora do Núcleo de Educação Permanente da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, em sua exposição esclareceu o papel daquela Secretaria no que se refere a Proteção Social, através dos seus diversos órgãos, especialmente o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e o CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), que além de atuar no combate a violência presta apoio às pessoas com vulnerabilidade. Observou que "na escola, o assistente social deve ser o profissional que precisa se preocupar em promover o encontro da educação com a realidade social do aluno, da família e da comunidade, a qual ele esteja inserido". E observou: para que se obtenha êxito em qualquer programa é primordial "fazer alunos bons estudantes".

O Major Lucio José Fonseca da Silva, representando a Companhia de Policiamento Regional Leste de Feira de Santana, apresentou uma rica exposição acerca dos vários tipos de violência que envolvem principalmente os estudantes, informou os programas que são desenvolvidos, a exemplo do PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), a Ronda Escolar, a Cartilha destinada ao Professor, Projetos como: Aprendendo a Julgar na escola e o CIDE (Centro Integrado de Decisões Estratégicas). Citou os Projetos que se encontram em fase de implantação e frisou que violência não é problema de polícia. É uma questão de ação conjunta das diversas instituições com a comunidade. E ainda: "O militar não pode substituir a palavra do professor; ele pode atuar no sentido de fortalecer a palavra".

Após as exposições, o publico interagiu com algumas reflexões, ficando registradas as seguintes observações:

- Que a Academia deve continuar realizando esses encontros, fundamentais para a reflexão do tema nos vários ambientes institucionais, porém deve haver um esforço no sentido de que seja cumprido rigorosamente o horário previsto.

- Que a Academia deveria envidar esforços no sentido de encontrar os meios para institucionalizar as relações entre os diversos órgãos aqui representados, a fim de que as ações exitosas se consolidem e se ampliem para outras escolas e as ações sugeridas possam ser implementadas em benefício de todo o sistema.

- Que, efetivamente, houve alguns avanços no que se refere ao acompanhamento da Guarda Municipal e da Policia Militar no entorno das unidades escolares, não só para atendimento de casos mas também para marcar presença e assim de certa forma inibir procedimentos inadequados.


Clique aqui e veja algumas imagens...





  ACADEMIA DE EDUCAÇÃO DE FEIRA DE SANTANA - Direitos Reservados © 2017
Rua Itacarambi, s/nº - Muchila I - 44080-360 - Feira de Santana, Bahia
E-mail: contato@academiadeeducacao.org.br