I ENCONTRO DAS ACADEMIAS DE FEIRA DE SANTANA
.

Aconteceu no dia 28 de agosto, no teatro do CUCA, o I Encontro das Academias de Feira de Santana, uma iniciativa da Academia de Letras e Artes de Feira de Santana, sob a Presidência da Profa. Lelia Vitor Fernandes de Oliveira, que também integra a Academia de Educação e o Instituto Histórico e Geográfico. Uma rica experiência, que teve como objetivo a integração dessas entidades que tem objetivos comuns: promover e difundir a cultura, a arte e a educação em todos os seus aspectos. O evento congregou as seis academias existentes na cidade: a Academia de Letras e Artes, a de Educação, a Feirense de Letras, a de Medicina, a de Ciências e Artes, a Regional de Letras Jurídicas e o Instituto Histórico e Geográfico de Feira de Santana. Como não poderia deixar de ser, a arte esteve presente: uma apresentação musical do Quinteto de Cordas que integra o Projeto "Venham Todos", inicialização de orquestras do CUCA e uma declamação do poeta Dilson Solidade Lima.

A palestrante da noite foi a Professora Anaci Paim, Presidente da Academia de Educação que abordou o tema "A participação das Academias no contexto atual e na sociedade globalizada". Uma rica exposição, abordando a história do movimento academicista, desde o Seculo XVII, quando era adotado um sistema segregacionista, uma vez que a escolha dos seus membros considerava exclusivamente autores enquadrados em determinados padrões, alijando os demais. Citou a criação das grandes academias e institutos, à exemplo da Academia Imperial de Belas Artes, em 1816 e da Brasileira de Letras em 1896.

Falou sobre a importância das Academias no contexto atual, quando congrega intelectuais, pesquisadores, autores e especialistas que contribuem com subsídios nas diversas áreas sociais, através do debate e da interlocução, lamentando o fato de que essas entidades geralmente não são reconhecidas e legitimadas pelo poder público, para que possam melhor se estruturar. Disse que as Academias de Feira de Santana não possuem sede e que estão realizando gestões junto ao Prefeito Municipal no sentido de que seja concedido um espaço para o funcionamento de todas elas, espaço este que servirá também para utilização da comunidade, à exemplo da Biblioteca, que pode congregar o acervo pertencente a cada uma delas.

Ao final da palestra, o acadêmico Djalma Gomes, Presidente da Academia de Ciências e Artes e da Regional de Letras Jurídicas, propôs a criação de uma Federação das Academias com o objetivo de congregar esforços visando uma melhor contribuição das mesmas junto à sociedade, proposta que foi acolhida com aplauso.
Em seu pronunciamento, a Profa. Lélia Fernandes assegurou o propósito de continuar promovendo a cada ano esse encontro, que pode ser denominado Encontro da Cultura.

Ao final, todos se confraternizaram, num clima de alegria e descontração, um verdadeiro re-encontro de amigos
.


Clique aqui e veja algumas imagens...





  ACADEMIA DE EDUCAÇÃO DE FEIRA DE SANTANA - Direitos Reservados © 2015
Rua Itacarambi, s/nº - Muchila I - 44080-360 - Feira de Santana, Bahia
E-mail: contato@academiadeeducacao.org.br