IX
Seminário sobre Qualidade da Educação
Básica
Local:
Auditório
da Associação Comercial e Empresarial de Feira
de Santana
Data: 17 de Outubro de 2018
A Academia de Educação de Feira de Santana
realizou, na manhã de 17 de outubro de 2018, ainda
como uma forma de homenagem ao Professor pela passagem do
seu dia, o IX Seminário sobre Qualidade da Educação
Básica que este ano trouxe como tema "Base Nacional
Comum Curricular (BNCC): processo de construção,
organização, implicações na
escola e na formação do professor." Três
expositoras apresentaram ricas reflexões sobre o
assunto, distribuindo de forma sintonizada a trajetória
do processo de construção, organização
e as implicações da BNCC na escola e na formação
do Professor. Coordenaram a mesa as acadêmicas Tecla
Mello e Ana Rita Neves.
A Professora Jussara Fraga Portugal, Doutora em Educação
e Contemporaneidade e docente da UNEB, apresentou o "Processo
de construção da Base Nacional Comum Curricular",
iniciando com a afirmativa de que a base não é
um documento novo, é um projeto que está acontecendo
desde a década de 80, previsto na Constituição
e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação.
Apresentou o processo de elaboração da Base
desde 2015, descrevendo a composição dos grupos
de trabalho, do qual participou, o percurso que norteou
todas as atividades desde os Seminários Estaduais,
com mais de nove mil contribuições, discussões,
pesquisas, estudos, diálogos, envolvendo professores,
especialistas e associações científicas,
além da consulta pública com doze milhões
de contribuições, no que se refere à
primeira e segunda versões do documento. Observou
que se trata de uma política de estado e não
de um governo, construída democraticamente e colaborativamente
e que a terceira versão, elaborada de janeiro a março,
resultou na aprovação pelo Conselho Nacional
de Educação e homologação pelo
MEC em dezembro de 2017.
A Profa. Ana Cristina Pereira, Mestre em Educação
e Contemporaneidade, Professora Assistente da UNEB, apresentou
a "Estrutura da BNCC", sistematizada a partir
da 2ª versão com a colaboração
do CONSED e UNDIME e contribuição de associações
científicas e professores universitários do
país, entregue ao CNE (Conselho Nacional de Educação)
em abril de 2017. Detalhou os princípios da igualdade,
diversidade e equidade que fazem parte dos fundamentos pedagógicos
da estrutura curricular da Educação Infantil,
Ensino Fundamental e Ensino Médio, e disse que a
terceira versão, ou seja, o documento final divulgado
em dezembro de 2017, apresenta modificações
que foram efetuadas sem levar em conta o exaustivo trabalho
realizado até a segunda versão. Essas mudanças
resultaram no que ela classificou de um vácuo na
estrutura curricular do ensino médio e que certamente
deverá ainda ser revista.
A Profa. Amali de Angelis Mussi, Doutora em Educação,
Pró-Reitora de Graduação da UEFS e
Docente do Programa de Pós-Graduação
em Educação (Mestrado) da UEFS, abordou "as
implicações da BNCC na escola e na formação
do professor", iniciando com uma reflexão sobre
os aspectos positivos e as ponderações consideradas
necessárias acerca da legislação que
sustenta a BNCC. Apresentou uma série de pontos que
merecem ser revistos, destacando algumas criticas que impactam
nos currículos das Licenciaturas e disse que essas
reflexões levaram a UEFS a promover várias
ações a exemplo da instalação
do Fórum das Licenciaturas, da elaboração
do Projeto Político Pedagógico com foco na
institucionalização da Formação
de Professores (PPI), promovendo assim a integração
das Licenciaturas, dentre outras.
Após as exposições, a Acadêmica
Ana Rita Neves falou da sua grande alegria em ver que professores
da nossa região foram partícipes desse grandioso
trabalho de elaboração da BNCC e disse que,
diante de tudo que viu, considera que agora está
se concretizando o que diz Cecília Meireles: "os
professores são donos de uma infinita esperança".
E disse que fica para reflexão: que impacto este
encontro de hoje, com essas excelentes exposições,
gerou em cada um dos que estiveram presente? A Acadêmica
Yara Cunha disse que considera os Seminários os momentos
mais ricos e mais felizes da Academia. Lamentou o público
tão reduzido, diante de um tema tão importante
principalmente para os gestores de escolas, sejam elas públicas
ou particulares e assegurou que sai reanimada com os novos
horizontes que vislumbram em torno das licenciaturas, parabenizando
a Profa. Amali Mussi pelo esforço em realizar esse
trabalho de integração das licenciaturas na
UEFS. Algumas pessoas da assembleia se manifestaram, a exemplo
da Profa. Irani Menezes, docente aposentada da área
de educação da UEFS, que louvou o trabalho
que é realizado pela Academia com esse Seminário
anual. O Presidente da Academia, Prof. Josué Mello,
enalteceu o trabalho apresentado pelas expositoras, homenageou
os Professores e disse que diante da era da industrialização
4.0, quando algumas profissões correm o risco de
ficar vulneráveis, a carreira do professor jamais
será ameaçada.
Foi uma manhã que reuniu conhecimento, aliado à
sintonia entre as expositoras, que contagiou a todos, num
clima fraterno de verdadeiro reencontro de educadores. Algumas
homenagens foram prestadas ao Professor pelo seu dia, havendo
também sorteio de brindes entre os presentes.
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