IX Seminário sobre Qualidade da Educação Básica

Local: Auditório da Associação Comercial e Empresarial de Feira de Santana
Data: 17 de Outubro de 2018

A Academia de Educação de Feira de Santana realizou, na manhã de 17 de outubro de 2018, ainda como uma forma de homenagem ao Professor pela passagem do seu dia, o IX Seminário sobre Qualidade da Educação Básica que este ano trouxe como tema "Base Nacional Comum Curricular (BNCC): processo de construção, organização, implicações na escola e na formação do professor." Três expositoras apresentaram ricas reflexões sobre o assunto, distribuindo de forma sintonizada a trajetória do processo de construção, organização e as implicações da BNCC na escola e na formação do Professor. Coordenaram a mesa as acadêmicas Tecla Mello e Ana Rita Neves.
A Professora Jussara Fraga Portugal, Doutora em Educação e Contemporaneidade e docente da UNEB, apresentou o "Processo de construção da Base Nacional Comum Curricular", iniciando com a afirmativa de que a base não é um documento novo, é um projeto que está acontecendo desde a década de 80, previsto na Constituição e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Apresentou o processo de elaboração da Base desde 2015, descrevendo a composição dos grupos de trabalho, do qual participou, o percurso que norteou todas as atividades desde os Seminários Estaduais, com mais de nove mil contribuições, discussões, pesquisas, estudos, diálogos, envolvendo professores, especialistas e associações científicas, além da consulta pública com doze milhões de contribuições, no que se refere à primeira e segunda versões do documento. Observou que se trata de uma política de estado e não de um governo, construída democraticamente e colaborativamente e que a terceira versão, elaborada de janeiro a março, resultou na aprovação pelo Conselho Nacional de Educação e homologação pelo MEC em dezembro de 2017.

A Profa. Ana Cristina Pereira, Mestre em Educação e Contemporaneidade, Professora Assistente da UNEB, apresentou a "Estrutura da BNCC", sistematizada a partir da 2ª versão com a colaboração do CONSED e UNDIME e contribuição de associações científicas e professores universitários do país, entregue ao CNE (Conselho Nacional de Educação) em abril de 2017. Detalhou os princípios da igualdade, diversidade e equidade que fazem parte dos fundamentos pedagógicos da estrutura curricular da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, e disse que a terceira versão, ou seja, o documento final divulgado em dezembro de 2017, apresenta modificações que foram efetuadas sem levar em conta o exaustivo trabalho realizado até a segunda versão. Essas mudanças resultaram no que ela classificou de um vácuo na estrutura curricular do ensino médio e que certamente deverá ainda ser revista.

A Profa. Amali de Angelis Mussi, Doutora em Educação, Pró-Reitora de Graduação da UEFS e Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado) da UEFS, abordou "as implicações da BNCC na escola e na formação do professor", iniciando com uma reflexão sobre os aspectos positivos e as ponderações consideradas necessárias acerca da legislação que sustenta a BNCC. Apresentou uma série de pontos que merecem ser revistos, destacando algumas criticas que impactam nos currículos das Licenciaturas e disse que essas reflexões levaram a UEFS a promover várias ações a exemplo da instalação do Fórum das Licenciaturas, da elaboração do Projeto Político Pedagógico com foco na institucionalização da Formação de Professores (PPI), promovendo assim a integração das Licenciaturas, dentre outras.

Após as exposições, a Acadêmica Ana Rita Neves falou da sua grande alegria em ver que professores da nossa região foram partícipes desse grandioso trabalho de elaboração da BNCC e disse que, diante de tudo que viu, considera que agora está se concretizando o que diz Cecília Meireles: "os professores são donos de uma infinita esperança". E disse que fica para reflexão: que impacto este encontro de hoje, com essas excelentes exposições, gerou em cada um dos que estiveram presente? A Acadêmica Yara Cunha disse que considera os Seminários os momentos mais ricos e mais felizes da Academia. Lamentou o público tão reduzido, diante de um tema tão importante principalmente para os gestores de escolas, sejam elas públicas ou particulares e assegurou que sai reanimada com os novos horizontes que vislumbram em torno das licenciaturas, parabenizando a Profa. Amali Mussi pelo esforço em realizar esse trabalho de integração das licenciaturas na UEFS. Algumas pessoas da assembleia se manifestaram, a exemplo da Profa. Irani Menezes, docente aposentada da área de educação da UEFS, que louvou o trabalho que é realizado pela Academia com esse Seminário anual. O Presidente da Academia, Prof. Josué Mello, enalteceu o trabalho apresentado pelas expositoras, homenageou os Professores e disse que diante da era da industrialização 4.0, quando algumas profissões correm o risco de ficar vulneráveis, a carreira do professor jamais será ameaçada.

Foi uma manhã que reuniu conhecimento, aliado à sintonia entre as expositoras, que contagiou a todos, num clima fraterno de verdadeiro reencontro de educadores. Algumas homenagens foram prestadas ao Professor pelo seu dia, havendo também sorteio de brindes entre os presentes.


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