X Seminário sobre Qualidade da Educação Básica

Local: Auditório da Associação Comercial e Empresarial de Feira de Santana
Data: 12 de Novembro de 2019

A Academia de Educação de Feira de Santana realizou na manhã do dia 12 de novembro, a décima edição do Seminário que este ano teve como tema a Avaliação do Desempenho da Aprendizagem no que se refere à evolução do IDEB.

Um evento muito prestigiado, com cerca de cem pessoas, em cuja abertura contou com a presença do Prefeito Municipal Dr. Colbert Martins Filho, do Secretário Municipal de Educação Dr. Marcelo Neves, membros da equipe de trabalho daquela secretaria, gestores, docentes, coordenadores pedagógicos e pessoas da comunidade interessadas no tema. Contou também com a presença da Secretária Municipal de Educação de Itatim, Profa. Jumara Bonfim e a Diretora de Ensino Profa. Alessandra Pereira dos Santos, convidadas a apresentar a experiência daquele Município que alcança o maior nível do IDEB na Bahia.

Os trabalhos foram iniciados com uma abordagem apresentada pela Acadêmica Profa. Anaci Paim a respeito dos indicadores do IDEB, os aspectos que marcam a evolução da Educação, incluindo as suas características desde o início ao nível atual em termos de evolução tecnológica, a denominada educação 4.0.

A Secretária Municipal de Educação de Itatim apresentou um breve histórico sobre o trabalho feito ao longo dos ultimos anos e que resultou na evolução do IDEB, dizendo que tudo começou através de um diagnóstico que subsidiou uma estruturação da política educacional, sendo complementada pela Profa. Alessandra dos Santos que inicialmente fez uma exposição dos dados da educação naquele município, falando dos três grandes eixos estratégicos que nortearam o trabalho de estruturação, baseados no fortalecimento da gestão escolar, da ação pedagógica e da valorização do magistério. Elencou outros fatores primordiais que foram decisivos para os dados atuais, mostrando que o IDEB dos anos iniciais saiu de 2.8 em 2007 para 7.1 em 2017 e nos anos finais de 2.4 para 4.4. Apresentou tambem os fatores que influenciaram a Qualidade da Educação, dentre eles a taxa de abandono no Ensino Fundamental, a distorção idade-série nos anos finais e as ações que resultaram na redução desses índices.

Seguiu-se com a exposição da gestora do Centro de Educação Monteiro Lobato, Profa. Claudine Cordeiro, apresentando o Projeto Político Pedagógico com suas prioridades de ação, dentre elas a indisciplina, a aprendizagem significativa, as novas tecnologias, a distorção idade-série, a inclusão e a família, elencando os projetos desenvolvidos com base no tripé da aprendizagem: o aluno, o conhecimento e o professor, os desafios, as possibilidades. A escola, que nos anos iniciais tinha um IDEB 3.3 em 2007 alcançou 4.8 em 2017 e nos anos finais conseguiu sair de 3.4 para 5.1.

A ultima abordagem foi feita pela gestora da Escola Municipal Dr. Antonio de Freiras Borja, Profa. Cristine Cardim, indicando o Planejamento Estratégico como um dos pontos positivos que contribuiu para que o IDEB da escola aumentasse de 1.7 para 4.5, graças a uma mudança na proposta pedagógica que acontece com o papel fundamental do Coordenador Pedagógico, a implementação de programas Federais como o Mais Educação, Mais Alfabetização e a Formação Continuada, além de outras ações que passaram a ser implementadas voltadas para a valorização da Escola Campesina e maior participação da comunidade, aliada a investimentos voltados para a infraestrutura. Concluiu com a frase de Márcia Luz que diz: "no lugar de olhar para os obstáculos, começa a olhar as oportunidades. Quando mudamos o olhar, mudamos o resultado".

Ao final, alguns participantes apresentaram suas reflexões. O Acadêmico Luciano Ribeiro alertou para o grande problema que enfrentamos no momento atual quando impera o radicalismo; o Acadêmico José Raimundo Azevedo falou sobre a necessidade dos gestores executivos adotarem a postura da continuidade das ações, lembrando que o aspecto principal da educação é investir na educação infantil. Lembrou de um importante Projeto que foi iniciado numa determinada gestão deste município, o Projeto Aymará, e que infelizmente não obteve continuidade.
A Acadêmica Ana Rita Neves fez uma reflexão sobre tudo que viu e ouviu, fazendo um resumo das abordagens, das conquistas, apesar dos desafios ...
Encerrando as atividades o Presidente da Academia de Educação Professor Josué Mello apresentou agradecimentos a todos que se envolveram nesse importante trabalho, especialmente ao Município de Itatim, que se dispôs a estar aqui apresentando suas experiências, dizendo que a academia continuará no seu papel de vanguarda, suscitando o debate de temas tão importantes como esse, da Qualidade da Educação Básica, além do tema Violência na Escola, dentre outros.
Apresentou a revista nº 2 da Academia, cujo lançamento acontece nesta oportunidade, ressaltando o seu conteúdo, que visa, dentre outros assuntos, preservar a memória dos Patronos. Os exemplares foram disponibilizados aos presentes.
O Seminário foi encerrado em clima de confraternização com sorteio de brindes entre os presentes.


Clique aqui e veja algumas imagens...




  ACADEMIA DE EDUCAÇÃO DE FEIRA DE SANTANA - Direitos Reservados © 2019
Rua Itacarambi, s/nº - Muchila I - 44080-360 - Feira de Santana, Bahia
E-mail: contato@academiadeeducacao.org.br