PRÊMIO EDUCADOR DO ANO 2012 E POSSE DA ACADÊMICA LIA VIANNA DE QUEIROZ.



No dia 8 de dezembro de 2011, a Academia de Educação de Feira de Santana concedeu a outorga do segundo Prêmio Educador do Ano Luiz Viana Filho à Professora Lusinete da Silva Boaventura, Pró Bibi, da Escola Castro Alves, ao tempo em que empossou a sua mais nova acadêmica, a Profa. Lia Vianna de Queiroz, em sessão solene realizada no Centro Comunitário Ederval Fernandes Falcão.

Foi um momento rico, diante dos pronunciamentos que ali aconteceram, principalmente no que se refere à trajetória de vida das duas grandes Mestras, a empossada e a receptora do Prêmio.

O orador da sessão, o acadêmico Edivaldo Machado Boaventura, fez um pronunciamento enaltecendo o objetivo principal das academias, que é o de exercitar a convivência para o aumento do conhecimento e destacou o mecanismo da premiação como uma forma digna de reconhecer a trajetória do educador; aquele que faz do seu trabalho uma fonte de energia voltada para possibilitar a cidadania plena.

O discurso se alternava na referência às duas homenageadas: à nova acadêmica ora empossada, filha do Governador Luis Viana Filho, que também é o patrono do Prêmio outorgado à Professora Lusinete Boaventura. Relembrou os feitos do então Governador por Feira de Santana, dentre eles a criação da Universidade Estadual de Feira de Santana, única instituição de ensino superior pública em nossa terra e destacou as características da Profa. Lia Vianna, que vem honrar a Academia como titular da Cadeira numero 22, cujo patrono é o ex-acadêmico Dr. Fernando Pinto de Queiroz, falecido em fevereiro de 2010.

Familiares, amigos, professores e funcionários da Escola Castro Alves, além de alunos e pais de alunos, foram prestigiar a Profa. Bibi, que fez um pronunciamento belíssimo, homenageando muitas daquelas que foram suas mestras, à exemplo da Profa. Nilza Porto (in memorian) e da Profa. Niá Guimarães, presente no evento e que foi bastante aplaudida. Citou, também, a vitória alcançada ao conseguir fundar uma Escola por onde já passou inúmeras crianças e jovens, hoje cidadãos e cidadãs inseridos na sociedade, falando da sua trajetória educacional e do sentimento que nutre de que a educação deve ser transformadora, deve fomentar o sentimento ético e a cidadania e de que os pais devem assumir a educação pedagógica e espiritual dos seus filhos para que a Escola possa cumprir o seu papel.

A empossada, a Profa. Lia Vianna, em seu pronunciamento, falou da sua trajetória enquanto educadora, e do sonho que conseguiu realizar, fundando uma Escola, em tempos difíceis, por entender que somente pela educação é possível transformar realidades e formar cidadãos.

A Presidente da Academia, a Profa. Anaci Paim, encerrou o evento externando palavras que exprimem os dois principais sentimentos que, a seu ver, resumem o momento vivido neste dia: o de acolhimento e o de reconhecimento. A acolhida a Lia Viana, como titular da Cadeira 22 da Academia, que vem agregar o seu mérito, o compromisso e a seriedade com que sempre assume suas funções, além de ampliar a capacidade de produção. O reconhecimento à Profa. Bibi, uma vida dedicada exclusivamente à educação, que fundou a Escola Castro Alves mas não se configura apenas como uma empreendedora mas, principalmente, como uma verdadeira educadora, que conhece alunos e pais pelo nome, que se preocupa com a formação do seu quadro de docentes e que tem como marco forte o aprender sempre.

A Presidente ainda fez duas abordagens: a primeira sobre Feira de Santana, falando das características que a fazem receber tantas denominações, tais como: "Portal do Sertão", "Entroncamento Rodoviário", "Feira do Gado", destacando a que mais expressa essa bela terra, que é a denominação de "Princesa do Sertão". Uma Princesa que tem mãe, que é bela, que é acolhedora e que reconhece seus filhos, conforme cita Georgina de Melo Erisman. A segunda abordagem foi sobre a Educação que, a seu ver "é a única forma de emancipação do homem, a única maneira de possibilitar a plena cidadania e, também, a via de condução ao desenvolvimento e à transformação social". E parafraseou uma música de Leci Brandão quando diz que "É na sala de aula que se forma o cidadão, é na sala de aula que inicia a transformação do mundo", conclamando a todos: batam palmas para o Professor; batamos palmas para a Profa. Bibi, por tudo que tem feito pela Educação em Feira de Santana.

Foi uma belíssima noite, onde todos tiveram a oportunidade de se confraternizar, encerrando assim, em clima de festa, as atividades da Academia neste ano de 2011.

Para visualizar fotos do evento clique aqui.



  ACADEMIA DE EDUCAÇÃO DE FEIRA DE SANTANA - Direitos Reservados © 2008-2010
Rua Itacarambi, s/nº - Muchila I - 44080-360 - Feira de Santana, Bahia
E-mail: contato@academiadeeducacao.org.br
Desenvolvido por IDEIA.COM.BR