II SEMINÁRIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO


No 15 de outubro, Dia do Professor, a Academia de Educação de Feira de Santana realizou o II SEMINÁRIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, no auditório da CDL, com o tema QUALIDADE DA EDUCAÇÃO BÁSICA, com foco na FORMAÇÃO DE PROFESSORES. O Seminário teve como objetivo discutir a política nacional de Formação de Professores a partir da realidade baiana, visando a melhoria do desempenho do aluno.

Participaram como expositoras a Profa Renné Albagli Nogueira, do Conselho Estadual de Educação e a Profa Zilma Parente de Barros, da Academia Baiana de Educação, no painel sobre "A Formação Docente e os Indicadores de Qualidade da Educação Básica". Destaque-se, a excelente atuação das expositoras, com dados e informações valiosas sobre o ensino no Brasil. A Profa. Zilma Parente, com sua vasta experiência desde o então Conselho Federal de Educação, onde já atuou como membro, foi inclusive a relatora do parecer que autorizou o funcionamento da Universidade Estadual de Feira de Santana, em 1976. Palavras ditas pela Profa. Zilma e que merecem ser registradas: "diante da omissão, do desperdício e do descaminho de muitos gestores educacionais do nosso país, não me surpreende os baixos índice de aproveitamento dos nossos alunos nos processos de avaliação". Citou vários exemplos de programas de melhoria da qualidade da educação que não obtiveram os resultados desejados, dentre eles: o livro didático, a merenda escolar, o transporte, o computador na escola, a promoção automática e os cursos de atualização de professores e citou a falta de continuidade das ações em decorrência da substituição dos gestores como um dos principais motivos para a falta de sucesso da educação em nosso país.

Em seguida, houve a apresentação de dois cases, pelas Professoras Maria de Lourdes Carvalho Borges Cerqueira, da UEFS e Norma Neide Moraes, da UNEB., AMBAS com suas experiências, vividas na coordenação, desde a implantação dos cursos de Graduação nas respectivas Instituições de Ensino. Os cases foram coordenados pela Acadêmica Célia Christina Silva Carvalho.

A Presidente da Academia de Educação, Profa. Anaci Paim, ressaltou a importância deste tema no contexto atual, reafirmando o propósito da Academia em realizar, sempre no Dia do Professor, um Seminário voltado para a Qualidade da Educação, considerando ser uma forma de homenagear o Professor, além de destacar um tema no momento em que se propõe a revisão do PNE e a mobilização da sociedade através da realização das Conferências Municipais e Estaduais de Educação. Na oportunidade, apresentou os últimos dados do censo, no que se refere aos índices de analfabetismo e de escolaridade no Brasil, com destaque para a Região Nordeste.

O evento ainda contou com belíssima apresentação artística do Professor Ednaldo José da Silva e sorteio de brindes.
A Profa. Anaci Paim, em suas palavras de encerramento, deixou o convite para o III Seminário, em 2010, na mesma data, ou seja, no Dia do Professor.


  ACADEMIA DE EDUCAÇÃO DE FEIRA DE SANTANA - Direitos Reservados © 2008
Rua Itacarambi, s/nº - Muchila I - 44080-360 - Feira de Santana, Bahia
E-mail: contato@academiadeeducacao.org.br
Desenvolvido por IDEIA.COM.BR