Ana Angélica Vergne de Moraes


BIOGRAFIA

Nasceu em Salvador/BA, no dia 09 de julho de 1934. Filha terceira de Pedro de Alcântara Vergne de Abreu e Aurora Santana Vergne de Abreu.

Graduada em Letras Neolatinas pela Faculdade Católica de Filosofia, UCSAL, em 1960, fez Especialização em Literatura Brasileira, pela UFBA, em 1976 e Mestra em Teoria e Crítica da Literatura e da Cultura, pela UFBA, em 1996.

Reside em Feira de Santana desde 1968, ensinou francês no Colégio Estadual de 1968 a 1970. Foi a primeira coordenadora pedagógica do Instituto de Educação Gastão Guimarães, onde ensinou (1968/1987) na área de Língua Portuguesa e Literatura Infantil, quando se aposentou.

Ensinou Francês no Colégio Estadual. Na Faculdade Estadual de Educação ensinou Literatura Brasileira desde a sua fundação em 1968 a 1975 e na UEFS de 1976 a 2004, sendo também coordenadora do Colegiado de Letras, coordenadora do Núcleo de Estudos do Sertão, coordenadora do Núcleo de Leitura e Multimeios, coordenadora do Projeto Transformando Educação (TRANSE) e Diretora Pró Tempore no Departamento de Letras e Artes. Aposentou-se em 2004. Foi também professora de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira no Instituto Anísio Teixeira ( IAT - 1978 / 1983).

Na área social foi coordenadora do Projeto PROAMA - UEFS (4 anos) e vice-presidente da FAMFS (8 anos).

Colabora com o trabalho de leitura na Escola Irmã Rosa Aparecida do Dispensário Santana, ministra oficina de leitura no grupo de alunos da UATI/UEFS; membro do Comitê da "Feira do Livro".

Tem as seguintes produções: "Da Palavra à Experiência", em coautoria com mais duas colegas da UEFS; "Aloísio Resende Poemas com Ensaios e Dossiê" em coautoria com mais duas colegas da UEFS; Organizadora do livro "Conhecendo Feira - Olhares sobre a cidade", .construção de um grupo de alunos da UATI. Tem ensaios, artigos e palestras publicados em revistas e jornais que circulam na cidade.

Membro da Academia de Letras e Artes de Feira de Santana, ocupando a Cadeira nº 28, patronímica do poeta Aloísio Resende.

Membro da Academia de Educação de Feira de Santana, ocupando a Cadeira nº 29, que tem como patrono o Professor Edivaldo Machado Boaventura.

Casada há 50 anos com o Prof. José Jerônimo de Morais, professor emérito da UEFS, com quem teve três filhos: Luís Pedro formado em Administração de Empresas pela UEFS, pós-graduado em Gestão Empresarial, concursado da Bahia Gás onde trabalha; Marcos José formado em Física pela UFBA, professor de Física em Salvador; Ana Maria doutora em Educação com especialidade em Educação de Jovens e Adultos da Zona Rural, professora na UFAL (Universidade Federal de Alagoas). Todos casados. Tem quatro netos: Pedro Augusto e João Augusto filhos de Ana Maria, Gabriel e Aline filhos de Marcos José.

Faleceu no dia 17 de janeiro de 2022. A Academia de Educação ficou sem a presença de uma educadora nata, que dedicou a sua vida à causa da educação em Feira de Santana
.


  ACADEMIA DE EDUCAÇÃO DE FEIRA DE SANTANA - Direitos Reservados © 2008-2023
Rua Itacarambi, s/nº - Muchila I - 44080-360 - Feira de Santana, Bahia
E-mail: contato@academiadeeducacao.org.br