VI Encontro das Academias de Feira de Santana.

Local: Casarão dos Olhos D'água
Data: 08 de novembro de 2023

Aconteceu na manhã de 8 de novembro de 2023, no Casarão dos Olhos D'água, o VI Encontro das Academias de Feira de Santana, com uma programação bastante diversificada.

O evento contou com a participação do Secretário de Cultura Esporte e Lazer, Jairo Carneiro Filho, dos membros das Academias de Letras e Artes, Educação, Feirense de Letras, Metropolitana de Letras, Brasileira de Artes Integradas, do Instituto Histórico e Geográfico de Feira de Santana da Cultive/Suíça, além de alunos do Colégio Estadual Professor José Valdomiro Santos Conceição, localizado em Coração de Maria (Retiro), acompanhados de professores daquele estabelecimento.

Aconteceu a recitação de poesia pelo Professor João Patríce de Moraes, um relato emocionante e belíssimo do Poema de sua autoria "Somos Você", narrando o sofrimento da raça negra na construção da Bahia e do Brasil. Também a aluna Tainá Bitencourt Ramos recitou uma poesia de sua autoria, denominada "O poder do povo nordestino" e a artista e cantora Joelma Morbeck apresentou a canção "Clara", acompanhada pelo músico João Bosco do nordeste.

O protagonismo do dia ficou com o Professor Doutor Aleilton Fonseca, que fez uma belíssima palestra sobre a rica história da Bahia, suas lutas, seus desafios, os conflitos acontecidos à exemplo da guerra de Canudos, inspirado em Ruy Barbosa, ele que há alguns séculos externou a sua indignação diante do que acontecia, e que, ao seu ver, continua atual. Voltou o seu olhar para " Os saberes e os desafios das academias na contemporaneidade", tema da palestra, dizendo que as Academias, por agregarem pessoas que convivem com o saber, pessoas sábias pela experiência de vida, são centros de humanismo, com o objetivo de fundamentar o pensamento democrático moderno, sendo base para o debate das diferentes ideologias dentro do respeito e da convivência fraterna. Citou como desafio prático dialogar com a contemporaneidade e com o futuro; para isto, conta com a tecnologia, com a dinâmica da internet, das redes sociais, unindo gerações, apontando caminhos transformadores e renovadores de democratização das academias. Foi uma manhã rica de cultura e saber.


Clique aqui e veja algumas imagens...













  ACADEMIA DE EDUCAÇÃO DE FEIRA DE SANTANA - Direitos Reservados © 2023
Rua Itacarambi, s/nº - Muchila I - 44080-360 - Feira de Santana, Bahia
E-mail: contato@academiadeeducacao.org.br